Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
Já estamos na 4º semana Quaresma! E como caminheiros da esperança, que caminha rumo à Pascoa do Senhor Jesus, queremos nos purificar, bebendo da água viva que jorra constantemente do coração misericordioso de Jesus, só assim, chegaremos a esta festa, limpos com o espírito renovado.
O Evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, é a continuação do evangelho de ontem, quando vimos Jesus curar um paralítico que havia ficado trinta e oito à beira da piscina de Betesda esperando pela sua cura, uma cura, que só aconteceu por meio do Deus verdadeiro, o Deus presente nas ações misericordiosas de Jesus. É interessante perceber, que nesta cura realizada por Jesus, Ele não disse ao paralítico: “…a sua fé te curou” certamente, porque aquele paralítico, cultivava outras crenças e nem o conhecia…
Ao ser questionado sobre a cura daquele paralítico, em dia de sábado, Jesus, com os seus argumentos, aumenta ainda mais a ira de seus adversários: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho… “ Ao ouvirem estas palavras de Jesus, os judeus ficaram furiosos, porque para eles, além de violar o sábado, Jesus se dirigia à Deus, como o seu Pai. Mas Jesus não se intimida, Ele continua revelando a sua estreita relação com o Pai. A obra principal de Jesus, que é obra do Pai, consiste em revelar o amor que Deus tem pelo o homem e a transmitir-lhe a vida divina, o que Ele faz, porque recebeu do Pai, poder para isso.
O amor de Deus cria e recria vida, transforma e regenera, fazer a experiência deste amor, é passar das trevas para a luz, da morte para a vida, é alcançar a vida eterna… É por isso que Jesus diz: “Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a vida eterna e não será condenado, porque passou da morte para a vida”.
O principal anúncio de Jesus, como Palavra viva de Deus, foi o anuncio da Boa Notícia da salvação. Através de várias parábolas, Jesus nos falou do Reino de Deus, se fazendo caminho para a nossa salvação…
Deus sempre procurou nos resgatar, o que Ele fez, através da ressurreição do seu Filho. Ressuscitar, para os que creem, é levantar-se para começar uma vida nova. A ressurreição parte do poder e do amor do Pai e do Filho, no Espírito Santo. Com Jesus, nós também ressuscitamos…
A certeza da existência de um Deus misericordioso, de um Deus que é Pai, que não cansa de esperar pelo o nosso retorno à vida, nos possibilita viver, já aqui na terra, as alegrias do céu. É o próprio Jesus quem nos garante: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna.”
Deus comunica com o homem, através da linguagem como todos se comunicam e esta linguagem, é a Palavra de Deus encarnada, Jesus é a comunicação de Deus com o homem. Nele, é revelado o rosto humano do Pai…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho