Início » MENSAGEM DO DIA > “MAS QUEM BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, NUNCA SERÁ PERDOADO…”

MENSAGEM DO DIA > “MAS QUEM BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, NUNCA SERÁ PERDOADO…”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
O Evangelho que nos é apresentado nesta Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum chama nossa atenção para a importância de reconhecermos, em todas as ações vivificantes, a presença de Deus. Toda ação de bondade é obra de Deus, independentemente de quem a realiza.
A narrativa começa dizendo que alguns mestres da Lei, vindos de Jerusalém com o objetivo de investigar Jesus, estavam decididos a encontrar motivos para desacreditá-Lo diante do povo. Eles chegaram ao absurdo de afirmar que Jesus estava possuído por Beelzebu e que expulsava demônios pelo poder do próprio demônio.
Em resposta, Jesus expõe a inconsistência dessa acusação, argumentando que um reino dividido não pode subsistir. Ora, se Jesus expulsava demônios pelo poder do demônio, estaria enfraquecendo o próprio poder demoníaco, ou seja, o demônio estaria agindo contra si mesmo.
Afirmar que Jesus agia pelo poder do mal, foi uma ofensa gravíssima a Deus, uma blasfêmia contra o Espírito Santo, que consiste em negar a divindade de Jesus. O pecado contra o Espírito Santo é o fechamento do coração à graça de Deus. Vale ressaltar: não é Deus quem nega o perdão, mas a própria pessoa que o recusa. Assim, esse pecado não tem perdão, pois a graça de Deus não pode entrar em um coração fechado.
Para termos um olhar profundo sobre os fatos, precisamos estar abertos ao Espírito Santo. É Ele que nos faz discernir o que é de Deus e o que não é. Quando estamos fechados à ação do Espírito Santo, como os mestres da Lei, não enxergamos a presença de Deus nas pessoas e nos acontecimentos. Com isso, deixamo-nos contaminar pela insensibilidade de quem não quer crer.
A todo instante, Jesus nos chama à conversão. Para atendermos a esse apelo, precisamos estar abertos à ação do Espírito Santo, que fala à nossa consciência e nos leva ao arrependimento. Se não nos abrimos ao Espírito Santo, perdemos a noção do que é pecado. Assim, não buscamos a conversão, achando que não temos pecado e que não precisamos mudar.
Jesus venceu o mal, e nós, se estivermos ligados a Ele, também haveremos de vencê-lo.
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário