Olívia CoutinhoRefletindo o Evangelho
Quantos de nós, passamos grande parte da nossa vida, correndo atrás de coisas grandes, com isso não enxergamos os valores presentes nas coisas simples que nos cerca…
Quem não observa as coisas simples presentes no seu cotidiano, tem dificuldades em entender a mensagem de Jesus, o que Ele quer nos ensinar através de suas parábolas.
Jesus costumava comparar a grandiosidade do Reino dos céus, com o que é pequeno aos olhos do mundo!
O Mestre maior de todos os tempos, serviu-se de meios bem simples para nos falar da grandeza do Reino, de um reino alicerçado na justiça no amor e no perdão… Enquanto ficamos na expectativa de momentos extraordinários para sentirmos a presença deste Reino, perdemos a oportunidade de vivenciá-lo no aqui e no agora, como no nosso convívio familiar, na nossa vida de comunidade, na nossa vivencia harmoniosa com a natureza…
O evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, apresenta-nos, uma das mais belas características que é própria do Reino dos céus: Ele é algo que cresce imperceptível aos nossos olhos…
O texto nos apresenta duas parábolas. Na primeira, Jesus compara o Reino dos céus, com uma semente de mostarda, ou seja, com uma minúscula semente, que uma vez lançada na terra, germina, cresce, tornando-se abrigo para os pássaros! Não pode existir nada mais dinâmico do que uma pequena semente se desenvolvendo nas profundezas da terra. Assim como a força de uma pequena semente, consegue romper, silenciosamente a terra, para trazer vida nova, o Reino dos céus nasce, cresce, silenciosamente no coração de quem acolhe a palavra de Deus e dá vida a ela. O Reino dos céus, é algo que cresce à mediada em que vamos entrando na sua dinâmica.
Na segunda parábola, Jesus compara o Reino dos céus com o fermento misturado na massa. Não vemos o fermento, mas percebemos o seu efeito, pelo crescimento da maça. Assim é Reino dos céu, não o vemos, mas sentimos o seu efeito…
Ao comparar o reino dos céus com uma pequena semente e uma porção de fermento, Jesus quer nos dizer, que o reino dos céus é construído a partir de pequenas iniciativas, de tudo que é em favor da vida.
Se quisermos de fato, encontrarmos o Reino dos céus, busquemo-lo no cotidiano de nossas vidas, pois Jesus só se manifesta, dentro da nossa realidade.
Jesus é a porta de entrada, do Reino dos céus, quem entra por esta porta, já experimenta as alegrias do céu, aqui na terra.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho