Por Olívia Coutinho
O Evangelho que nos é apresentado neste terceiro dia de 2024, continua nos mostrando o testemunho de João Batista. É a Igreja, nos convidando a iniciarmos o ano, nos espelhando no testemunho deste grande profeta, que nos chama à conversão…
Com três afirmações, João apresenta o Messias aos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele.” “Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus”. A relação Trinitária entre Pai, Filho e Espírito Santo é claramente expressa neste episódio.
A narrativa nos apresenta uma visão profunda da identidade divina de Jesus, sua missão redentora e a manifestação da Trindade Santa, enquanto João desempenha um papel crucial na preparação e testemunho dessa revelação divina.
João Batista é um modelo de fidelidade à vontade de Deus. Ele não se prendeu às tradições limitadoras de seu tempo, mas buscou ser voz de renovação, anunciando um tempo novo, repleto de graça e sentido para uma humanidade que se distanciava de sua verdadeira origem. Mesmo sem conviver diretamente com Jesus, João deu testemunho Dele pela fé, preparando o caminho para sua chegada, chamando o povo à conversão.
A coragem de João é inspiradora: ele não se intimidou diante dos poderosos, permaneceu fiel à sua missão, mesmo quando preso. Sua vida foi marcada pela força do amor transformador e pela hostilidade que culminou em seu martírio. Contudo, a morte não silenciou sua voz. Ao contrário, sua mensagem continua a ressoar com força nos nossos corações…
Neste mundo tão desigual, marcado por tantas injustiças, é grande a necessidade de profetas, de homens e de mulheres, que assim como João Batista, devolva a esperança aos desesperançados, apontando-lhes algo novo.
Por sua vez, Jesus, depois de ter sido apontado por João Batista, como o Cordeiro de Deus, começou a formar a sua primeira comunidade apostólica, o que podemos chamar de embrião da sua Igreja. É graças ao testemunho desta pequena comunidade que conviveu diretamente com Jesus, que hoje, nós também, podemos viver e dar testemunho de Jesus no meio em que vivemos.
Cada um de nós tem uma missão: ser testemunha viva de Jesus no mundo. Assim como João Batista deu testemunho de Jesus até mesmo na prisão, somos chamados a proclamar a fé com coragem e fidelidade, permitindo que outros vejam Jesus em nossas palavras e ações.
DESEJO A TODOS UM SANTO DIA!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “EU VI E DOU TESTEMUNHO: ESTE É O FILHO DE DEUS!”
25