Por Olívia Coutinho
Deus tem um projeto de vida nova para cada um de nós! Seu desejo é que todos nós, experimentemos essa vida nova no seguimento a Jesus! Engana-se quem pensa que apenas os bons são chamados. O chamado de Jesus é para todos, sem distinção. Ele não espera que estejamos plenamente convertidos para nos chamar. Pelo contrário, Jesus nos chama exatamente na realidade em que estamos, mesmo que esta realidade seja marcada pelo o pecado. O que realmente importa para Jesus é o nosso “sim”. No momento em que respondemos ao seu chamado, já ocorre uma transformação interior, pois ninguém decide seguir Jesus, sem estar disposto a mudar de vida.
O Evangelho de hoje nos apresenta o encontro de Jesus com Levi, que era um cobrador de impostos, visto pelo o povo como um pecador público. “Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: ‘Segue-me’.” Jesus não olhou para o pecado de Levi, mas sim, para a pessoa que ele era.
Atraído pela proposta de Jesus, Levi abandona sua vida antiga e adere à novidade do Reino. Seu nome passa a ser Mateus, tornando-se um dos apóstolos. Os cobradores de impostos eram mal vistos pelo povo, pois, além de trabalharem para o Império Romano, muitas vezes cobravam valores além do devido para benefício próprio. Por isso, os fariseus se escandalizaram ao ver Jesus chamando Levi e, mais ainda, ao vê-Lo sentado à mesa com ele e outros cobradores de impostos.
Para Jesus, o essencial não é o cumprimento de regras, rituais ou tradições religiosas, mas a disposição para a conversão e para uma vida nova. Ele não se deixa prender pelos rótulos que a sociedade impõe. Sua missão é resgatar aqueles que se perderam, oferecendo-lhes uma nova chance.
Hoje, vivemos em uma sociedade onde muitos estão doentes da alma, afastados do caminho da vida por falta de amor, acolhimento e esperança. E nós, que, nos intitulamos como seguidor de Jesus, ao invés de lhe estender a mão, viramos as costas para esses irmãos. Muitas vezes, destacamos os erros dos outros e os condenamos, em vez de ajudá-los a se reencontrar com Deus.
Diferente de nós, Jesus enxerga além das aparências, Ele vê a essência de cada pessoa. Enquanto tendemos a julgar pelos erros, Jesus vê a necessidade de cura. Para Jesus, o pecado é como uma doença e o pecador é um doente que precisa de um médico, não de um juiz. Quando alguém se sente acolhido e curado pelo amor de Deus, naturalmente, ele encontra forças para recomeçar.
Que possamos abandonar nossa postura de juízes e nos tornar médicos de almas, ajudando aqueles que se perderam a reencontrar o caminho da vida…
MEU IRMÃO: TENHA UM SANTO DIA!
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
MENSAGEM DO DIA > “EU NÃO VIM CHAMAR OS JUSTOS, MAS SIM OS PECADORES PARA A CONVERSÃO”
49
postagem anterior