Início » MENSAGEM DO DIA > “ESCUTAI TODOS E COMPREENDEI.”

MENSAGEM DO DIA > “ESCUTAI TODOS E COMPREENDEI.”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho
Sem uma intimidade profunda com Jesus, é impossível compreender os seus ensinamentos, pois tudo o que Jesus ensinava, Ele fazia com sua própria vida.
São muitos, os que ficam na superficialidade da fé, presos aos pormenores, como os costumes antigos, tradições que o próprio Jesus ignorava…
O Evangelho desta Quarta-feira é a continuação do evangelho que refletimos ontem, no qual vimos Jesus ser criticado pelos fariseus e mestres da Lei pelo o fato de seus discípulos não seguirem certas tradições antigas. Hoje, Jesus vai além e redefini o conceito de pureza, afirmando: “O que vem de fora não torna uma pessoa impura, mas sim o que sai do seu coração.” A intenção de Moisés, ao estabelecer as leis sobre pureza e impureza (Lv 11), era proteger a saúde de um povo ainda sem estrutura e conhecimento. No entanto, com o tempo, essas leis foram rigidamente interpretadas pelos fariseus e mestres da Lei, tornando-se um instrumento de exclusão social e opressão, gerando desigualdades ao invés de um meio de proximidade com Deus.
Ao afirmar que a impureza vem do coração, Jesus resgata o verdadeiro sentido da fé, que se fundamenta em um relacionamento sincero com Deus baseado no amor, na misericórdia e na justiça e não apenas, no cumprimento externo de regras. Jesus nos convida a uma transformação interior que se manifesta em atitudes de bondade e retidão. Com sua autoridade divina, Ele esclarece: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior.” No entanto, mesmo diante dessa explicação clara, até os discípulos tiveram dificuldades para entender. E nós, muitas vezes, também temos. Pior ainda, há momentos em que distorcemos as palavras de Jesus, moldando-as conforme nossas próprias conveniências.
O apego cego às tradições pode nos impedir de viver o novo, de enxergar a vida sob a luz da fé, tornando-nos apenas cumpridores de preceitos, sem um verdadeiro encontro com Deus. No tradicionalismo, o foco recai sobre instituições e poderes, enquanto Jesus nos convida a colocar a pessoa em primeiro lugar. As tradições são valiosas, mas não devem ser usadas como justificativa para excluir ou julgar o próximo. Devemos ter cuidado para não nos tornarmos como os fariseus: limpos por fora, mas sujos por dentro…
Para o Senhor, não importa nossa aparência externa, nossa posição social, cor, cultura ou religião. O que realmente importa para Deus, é o que carregamos em nosso coração, pois é do coração puro que brotam os gestos autênticos de amor.
Ser um verdadeiro seguidor de Jesus, não se resume a belas palavras ou ao cumprimento rigoroso de normas, mas sim, à vivência do amor.
Deixemo-nos transformar pelo amor de Jesus, um amor que liberta, que inclui, que nos torna sinais vivos de sua presença no mundo…
QUE DEUS O ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário