Por Olívia Coutinho
O Evangelho de hoje começa com Jesus escolhendo mais 72 discípulos e enviando-os em missão. Antes de partirem, Ele lhes dá instruções fundamentais para que a missão deles produzissem frutos. A ordem para “curar os enfermos” não se restringe apenas à cura física, mas inclui também a cura espiritual e emocional.
Jesus alerta os seus enviados sobre os desafios que eles encontrariam pelo o caminho. Lembrando-os que eles seriam “como ovelhas no meio de lobos”. Ao enviá-los de dois a dois, Jesus destaca a importância do trabalho em equipe, da comunhão e do apoio mútuo, mostrando-nos que, na vida cristã, ninguém está sozinho.
A orientação para “não levar bolsa, sacola, nem sandálias” sublinha a necessidade do despojamento e da confiança em Deus. Jesus nos alerta ainda, sobre o perigo das distrações, lembrando-nos, que a missão exige foco. A recomendação de “não passar de casa em casa” reforça a importância de uma evangelização profunda em cada lar, pois uma família bem evangelizada pode se tornar fonte de testemunho e conversão para outras.
Todas essas instruções colocam o missionário em uma situação de fragilidade, de dependência de Deus. É nesse estado de confiança plena em Deus, que o missionário torna forte, pois é Deus quem age através dele. O missionário fiel não busca atrair seguidores para si, mas para Cristo.
Jesus continua nos enviando para a missão, as orientações dadas, aos discípulos de ontem, valem também para nós, que somos os discípulos de hoje.
Deus, se fez humano em Jesus, para salvar o humano, ele deseja contar com cada um de nós, para dar continuidade à sua obra redentora presença aqui na terra obra redentora…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho