Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado neste 2º Domingo do Tempo Comum, chama a nossa atenção sobre a importância de fazermos uma experiência profunda com Jesus, como fizeram dois discípulos de João: André e um outro discípulo, cujo o nome não é citado.
No relato, desenha-se o momento em que João começava a sair de cena, para a entrada de Jesus na história! Tudo acontece num curto espaço de tempo; João, que estava com esses seus dois discípulos, ao ver Jesus passar, fixa o seu olhar sobre Ele, e maravilhado, busca dentro de si, algo que definisse Jesus: “Eis o cordeiro de Deus!” Esta definição de João sobre Jesus, conecta-se com a tradição judaica de sacrifícios de cordeiros, para expiação de pecados. Jesus seria sacrificado pelos os pecados da humanidade, tomando para si, o lugar do cordeiro.
Ao perceber que esses dois discípulos de João, caminhavam atrás de si, Jesus volta-se para eles e pergunta-lhes: “O que estais procurando? Eles responderam com outra pergunta: “Rabi (Mestre) onde moras”?” Jesus não diz onde morava, mas faz a eles um convite: “Vinde ver!” A expressão: “Vinde ver,” vai além do que conhecer um local físico. Como sabemos, Jesus era itinerante, ele não tinha uma morada física. “O filho do homem não tem onde recostar a cabeça.” Mt8,20. “Vinde ver” dentro daquele contexto, significava fazer uma experiência com Jesus, é como se Jesus dissesse: Venham, fique comigo e verás onde moro, quem eu sou, o que eu faço. Foi o que estes dois discípulos fizeram, seguiram Jesus, participaram diretamente do seu cotidiano, e neste convívio, descobriram quem era o Filho de Deus! João falava de Jesus para eles, mas foi a partir daquela experiência, que eles conheceram Jesus de fato.
Depois de conhecer Jesus, André, vai ao encontro do seu irmão, Simão (Pedro) e o apresenta a Jesus. Esse ato de compartilhar a boa notícia, é uma bela ilustração da missão de todo discípulo: levar outros ao encontro de Jesus.
É graças ao testemunho destes primeiros seguidores de Jesus que conviveram diretamente com Ele, que agora, nós, os discípulos de hoje, eu e você, estamos aqui, juntos, caminhando na mesma direção, buscando o mesmo objetivo: encontrar a felicidade plena, felicidade esta, que só encontramos com e em Jesus!
“Encontramos o Messias”, este foi o anúncio dos dois discípulos de João Batista, que passaram a seguir Jesus!
Saber que Jesus é o Filho de Deus, não acrescenta nada na nossa vida, isso, até o seu adversário sabe. (Mc1,24) O que vai fazer a diferença mesmo na nossa vida, é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas! Teoricamente, não vamos conhecer Jesus, só vamos conhecê-lo de fato, através de uma experiência pessoal com Ele. Quem se torna íntimo de Jesus, encontra sentido para a sua vida, motivação para dar continuidade a sua missão…
É na convivência com Jesus, que vamos nos tornando mais humanos, e quanto mais humanos, mais divinizados somos!
Tão importante, quanto conhecer Jesus, é permanecer com Ele, é viver como Ele, é levá-lo ao outro…
DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho