Por Olívia Coutinho
A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, nos apresenta o episódio da transfiguração de Jesus. “Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.”
Ao presenciarem aquele momento sublime, os discípulos, que andavam tristes com as últimas revelações de Jesus a respeito do seu futuro, se encheram de alegria. Eles entenderam que a vida e a missão de Jesus não terminariam com sua morte, mas se intensificariam após a sua ressurreição. Pedro, de tão feliz, desejou construir tendas para que eles pudessem permanecer ali com Jesus. Esta, pode ser a nossa grande tentação nos dias de hoje: querer buscar a nossa comodidade, o nosso bem estar, sem pensar que há pessoas precisando de nós.
Jesus nos chama a descermos da “montanha” e a voltarmos à “planície”, onde somos necessários para construir um mundo melhor. Participar da missa, rezar e meditar a palavra de Deus é importante, mas Deus quer que façamos mais, que saiamos da nossa zona de conforto para trabalhar em prol de um mundo mais justo e mais fraterno…
A transfiguração de Jesus nos assegura que há uma vida melhor por vir. Foi um momento de confirmação e preparação para que os discípulos, pudessem se fortalecerem na fé para enfrentarem os desafios futuros.
A luz intensa que emana de Jesus simboliza a verdade que Ele trouxe ao mundo. Que essa luz nos motive a sermos luz na vida do outro, como o próprio Jesus disse: “Vocês são a luz do mundo.” (Mt 5,14).
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho