Início » MENSAGEM DO DIA > “COM QUE PODEREI AINDA COMPARAR O REINO DE DEUS?”

MENSAGEM DO DIA > “COM QUE PODEREI AINDA COMPARAR O REINO DE DEUS?”

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Por Olívia Coutinho

Se cultivarmos o hábito de observar as coisas simples, presentes no nosso cotidiano, vamos perceber que elas falam da presença amorosa de Deus, de um Deus que se revela nos pequenos gestos de amor, nas coisas singelas da criação.
Quando deixamos de notar as coisas simples que nos cercam, nos distanciamos das comparações que Jesus usava para mostrar a grandeza do Reino de Deus. É nos detalhes da natureza, nos momentos cotidianos, que descobrimos a beleza do Reino de Deus, de um Reino que já está entre nós.
No Evangelho de hoje, Jesus nos apresenta duas comparações inspiradoras sobre o Reino de Deus, que é descrito como algo que cresce silenciosamente dentro de nós. Ele compara o Reino de Deus, à semente de mostarda, uma das menores sementes, que ao ser lançada na terra, germina e cresce até se tornar uma árvore frondosa. Nada é mais dinâmico do que a transformação de uma pequena semente, crescendo nas profundezas da terra. Mesmo que nossos olhos não possam ver o processo, sabemos que ele acontece – essa é a força de algo pequeno, mas cheio de vida e potencial.
Jesus compara também o Reino de Deus ao fermento misturado na massa, uma transformação que acontece fora de nossa visão, mas cujo efeito é evidente no crescimento da massa. Assim, é o Reino de Deus que se manifesta nas ações e escolhas diárias, muitas vezes sem chamar a atenção, mas provocando uma mudança profunda e silenciosa.
A maneira simples de Jesus ensinar, usando elementos do dia a dia dos pequenos ajudava as pessoas a distinguir o Reino de Deus, dos reinos temporais, fundamentados no poder e no prestígio. Enquanto buscamos momentos grandiosos para sentir o Reino de Deus, muitas vezes ignoramos sua presença real e constante no aqui e agora: na partilha do pão, no abraço em família, no sorriso de uma criança e aí por diante.
Comparando o Reino de Deus com uma pequena semente lançada na terra e com uma pequena porção de fermento misturada na massa, Jesus quer nos dizer, que o reino de Deus, começa a se desenvolver, a partir de pequenas iniciativas, que vão crescendo, à medida em que vamos alimentando este Reino dentro de nós!
Quem quiser encontrar o Reino de Deus, busque-o dentro de si mesmo, pois Jesus é a presença deste Reino e o seu habitar, é dentro de nós! Estar com Jesus, é estar no Reino de Deus, um Reino de amor, de paz e de justiça…
Meu irmão e minha irmã: somos convidados, a vivermos a dinâmica da semente e a sermos fermento na massa, isto é: a fazer crescer o Reino de Deus dentro de nós e em volta de nós…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário