Por Olívia Coutinho
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos mostrar um Deus comprometido com a vida, um Deus libertador que se revelou visivelmente na pessoa de Jesus!
A narrativa nos diz, que num dia de sábado, Jesus entrou numa sinagoga em Cafarnaum, junto com os seus discípulos e começou a ensinar. As pessoas ficavam admiradas com o seu jeito diferente de ensinar, pois Jesus falava com autoridade e não como os mestres da lei, que falavam por falar, pois eles não viviam o que eles falavam. Diferente destes líderes, Jesus falava daquilo que Ele conhecia e vivia, o que Ele ouvia do Pai!
Havia na sinagoga, um homem possuído por um espírito mal, cuja a simples presença de Jesus, o atormentava. Diante da presença de Jesus, esse homem gritou: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” E Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” A partir de então, aquele homem, escravizado pela força do mal, sentiu-se completamente livre daquela escravidão que o impedia de ser ele mesmo. Com esta sua ação libertadora, Jesus desmascara essas lideranças religiosos, estes, não estavam comprometidos com a vida, eles falavam de Deus, mas não viviam em Deus. Diferente deles, Jesus enxergou o “homem” e não o mal que estava nele.
As pessoas ficaram tão admiradas mediante este episódio, que ficaram perguntavam umas às outras: ‘O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos imundos, e eles obedecem!’ E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, alcançando todas as regiões da Galileia. as regiões vizinhas.”
O homem, possuído por um espírito mal, citado no evangelho, representa todas as pessoas que estão acorrentadas pelas as forças do inimigo, aqueles que são impedidas de falar e de agir como sujeitos de sua própria história. E como tem, pessoas aprisionadas nos tempos de hoje!
As palavras do Santo evangelho, nos convidam a conhecermos a verdade que liberta e a vivermos esta verdade no cotidiano de nossa vida, só assim, podemos ser completamente livres e nos tornar caminho de libertação para o outro.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e ele tem poder, mas, o mal, só ganha força em nós, se nos distanciarmos de Deus.
Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, o que vai fazer a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas.
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, deve ser o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para a sua vida que é: seguir Jesus.
Jesus deve ser o fio condutor de todo o nosso existir…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho