Por Olívia Coutinho
O ponto central do evangelho deste Sábado da 1º Semana da Quaresma, é o amor, o amor sem fronteira, o amor que não impõe condições que é totalmente gratuidade.
A palavra amor, nos seus mais variados idiomas, é a palavra mais escrita, mais ouvida, mais cantada em todo o universo, porém, ela só encontra respostas, no coração de quem se abre à graça de Deus, de quem se dispõe a seguir Jesus…
Jesus nos provoca a um grande desafio: “amar os nossos inimigos.” À princípio, esse pedido de Jesus, pode parecer impossível de ser atendido, afinal, como tornar isso possível, se humanamente estamos sempre prontos para o revide? Mas Jesus, na sua infinita bondade, vem quebrar esta barreira do nosso ego, nos ensinando a pôr fim no círculo vicioso da vingança dando às ofensas recebemos, uma resposta de amor!
Querer o bem do outro, independente do mal que ele nos tenha feito, é amar do jeito de Jesus, é amar o outro, pelo simples fato de sermos irmãos, filhos do mesmo Pai.
Não são as diferentes formas de comportamento das pessoas, que devem determinar as nossas atitudes para com elas, e sim, a certeza da presença de Deus nelas, o bem ou o mal que fazemos a essas pessoas, é a Deus que fazemos…
O amor é a presença de Deus em nós e se Deus é amor, quem vive em Deus, vive o amor, ama com o coração de Jesus, abraçando neste amor até mesmo o inimigo.
Como continuadores da presença de Jesus aqui na terra, temos que fazer a diferença no mundo, amar também aqueles que não gostam da gente, se amarmos somente as pessoas que nos ama, que diferença faremos?
“Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.” Com estas palavras, Jesus nos convida a sermos santos. Sabemos que o caminho da Santidade é um caminho bastante difícil, pois nele, além da cruz, está o grande desafio, de amar quem não nos ama.
É importante conscientizarmos: Os santos, não se santificaram lá no céu, eles se santificaram aqui na terra, enfrentando desafios, caindo e levantando. Trilhar o caminho da santidade é o grande desafio de buscar a perfeição em meio às imperfeições do mundo…
QUE DEUS NOS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho