Por Olívia Coutinho
O Evangelho proposto para a nossa reflexão no dia de hoje, vem afirmar, que os planos de Deus, não obedecem a lógica do homem. Deus poderia ter chegado até a nós, por si só, mas Ele quis fazer o mesmo caminho, que nós fizemos para chegarmos ao mundo. A escolhida para que Ele, fizesse esse caminho, foi Maria, uma humilde jovenzinha de uma cidadezinha chamada Nazaré, situada aos redores da Galileia. Foi a esta jovenzinha, prometida em casamento a um homem chamado José, que Deus enviou o seu mensageiro para fazer-lhe uma proposta desafiadora: gerar seu Filho, àquele que viria libertar o povo das mãos do inimigo…
O Texto nos convida a contemplarmos o mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida, como Maria deixou Ele entrar na sua vida!
O projeto que Deus idealizou para salvar a humanidade corrompida pelo o pecado, começou a se desenvolver a partir do sim de Maria!
Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus a se realizar através dela, pois tudo o que fora lhe comunicado pelo Anjo, era grande demais para o seu entendimento. E mesmo, sem entender, Maria não hesitou em dar o seu “sim” a Deus, as suas incertezas, deram lugar à certeza, quando o Anjo lhe revelou a promessa de Deus, afirmando que o Espírito Santo, lhe daria total assistência no processo da encarnação! Confiante, de que o Espírito Santo, lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que Deus lhe confiara, Maria abraçou por inteiro o projeto de Deus!
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus, por tamanho amor, é responder ao seu chamado, com o “sim” de Maria, um sim sincero, que não fique somente na palavra, mas que a exemplo de Maria, nos coloque a serviço do Reino.
Para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer que façamos, basta nos entregarmos a Ele como servos, como Maria fez: Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!
Como Maria, apresentemo-nos à Deus, com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova.
Com o seu exemplo, Maria nos ensina um jeito simples de agradarmos a Deus, que é sendo inteiros no amor! A mãe de Jesus, foi inteira no amor ao realizar a vontade de Deus, ao abrir mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus!
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje, está na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria a ternura materna do Pai!
Rezemos: Ave Maria cheia de graça…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho