Por Olívia Coutinho
Muito mais importante do que adorar Jesus no sacrário, lá na Igreja, é trazê-lo para dentro de nós, é transformar o nosso coração no seu sacrário, um sacrário vivo de onde Ele possa fazer sua morada e atuar no mundo, através de nós.
Ter Jesus como hóspede permanente no nosso coração, é nos colocarmos inteiramente à sua disposição, pois é de dentro de nós, que Jesus age em favor do outro…
Toda ação de bondade, que parte de nós, em favor do outro, é Jesus quem realiza e não nós, somos apenas instrumentos deixando ser usado por Ele…
O evangelho desta Quinta-Feira é a sequência do evangelho de ontem, a continuação do discurso de despedida de Jesus, que mais uma vez, fala aos discípulos, da proximidade de sua volta para o Pai.
Como sabemos, os discípulos tiveram muitas dificuldades em entender tudo o que Jesus vinha lhes revelando. Eles não conformavam com um desfecho tão triste, da trajetória de alguém que só fazia o bem, que só sabia amar. Além da dificuldade em entender a necessidade daquela separação, eles pensavam que não dariam conta de exercer a missão deles, sem a presença orientadora do Mestre, do amigo de todas as horas…
Jesus, na sua humanidade, compreendia essa dificuldade dos discípulos, por isto, Ele estava sempre consolando-os, reafirmando que aquela separação, não seria definitiva e que ele não os deixaria órfãos.
. “Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.”(Jo16,22)
Ao se cumprir a promessa feita de Jesus, o envio do Espírito Santo, a alegria voltou a reinar nos corações dos discípulos. Foi a partir de então, que eles se encorajaram, assumindo de corpo e alma, a missão que a eles fora confiada.
É o Espírito Santo que abre a nossa mente, que nos possibilita viver a nossa humanidade de forma divina.
Tristezas, alegrias, transitam na nossa vida, fazem parte do nosso cotidiano, mas na vida de quem se abre a ação do Espírito Santo, o que predomina mesmo, é a alegria!
A alegria é a marca de quem é conduzido pelo Espírito Santo!
Num coração de quem se abre à ação do Espírito Santo, o amor é soberano…
DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho