Por Olívia Coutinho
A vida que recebemos de Deus é um dom valioso, e mais do que simplesmente viver,precisamos saber viver, viver do jeito de Jesus, sem fugirmos das cruzes, sem buscarmos atalhos pra encurtar o caminho! “Viver” é a única oportunidade que Deus nos concede para buscarmos em Jesus, o nosso encontro definitivo com Ele…
No evangelho hoje, Jesus, através de uma parábola, nos alerta, sobre a importância da vigilância e sobre o perigo que corremos, quando andamos distraídos. São nas nossas distrações, que o inimigo encontra brecha para nos seduzir, para nos roubar de Deus, colocando a perder, a nossa salvação que fora alcançada por Jesus na cruz.
O texto também nos adverte, sobre as consequências de nossas negligências e da nossa falta de responsabilidade. Quem age de forma irresponsável e não se arrepende, terá que prestar contas a Deus pela administração dos bens de Deus, aqui na terra. Devemos nos conscientizar, de que o nosso tempo de vida terrena, é o único espaço sagrado, que Deus nos concede para buscarmos em Jesus o nosso encontro definitivo com Ele. Por tanto, não podemos perder tempo, pois é durante esta nossa curta passagem aqui na terra, que temos a oportunidade de construirmos a nossa morada no céu. Na cruz, Jesus abriu a porta do céu para nós, recusar esta graça, é a maior ingratidão ao nosso Criador, que nos criou para a vida e não para a morte.
E mesmo com tantas respostas ingratas, Deus, na pessoa de Jesus, não desiste de nós, Ele insiste conosco, não quer encontrar nenhum de nós em situação de pecado, no momento de sua segunda vinda: “Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes! Pedro, o discípulo que não guardava dúvidas, pergunta a Jesus: “Senhor, tu contas essa parábola para nós ou para todos?” Jesus responde com outra parábola: “Quem é o administrador que o Senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?” “Feliz o empregado que o patrão ao chegar, encontrar agindo assim!” Com estas palavras, Jesus afirma que aquela parábola, dentro daquele contexto, era primeiramente endereçada aos discípulos (o pequeno rebanho), especialmente a Pedro, que mais tarde, seria o administrador, um líder à serviço do seu povo. E hoje, esta parábola, é endereçada a cada um de nós, que conhecemos os seus ensinamentos.
Nós, que recebemos todas as orientações de Jesus, através de seus ensinamentos, para bem administrar o que é de Deus, seremos muito mais cobrados, do que aqueles que não conhecem o evangelho. A responsabilidade de quem conhece os ensinamentos de Jesus, é muito maior. “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!” Os que tem conhecimento da palavra de Deus, serão muito mais cobrados do que aqueles que não conhecem o evangelho. E no dia da nossa prestação de contas, seremos muito mais cobrados pelo o que deixamos de fazer, do que pelos os erros que cometemos.
O desafio de quem busca a eternidade, é nunca desanimar diante as intempéries da vida.
É partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho