Por Olívia Coutinho
Mais importante do que ser um Cristão, é ser um cristão discípulo de Jesus! Cristão, por si só, é todo aquele que é Batizado e que crê em Jesus, já o discípulo, é aquele cristão que assume o seu Batismo, que além de crer em Jesus, abraça a sua causa! A convivência com Jesus transforma a vida do discípulo, o inquieta e é a partir desta inquietação, que ele se torna missionário, aquele que tem anseio de levar ao outro o que aprendeu com o seu Mestre…
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, chama a nossa atenção sobre a importância de nos tornarmos discípulo e missionário de Jesus! É através do discípulo missionário, que os ensinamentos de Jesus, chegam ao outro, suscitando novos discípulos!
A narrativa diz, que Jesus compadeceu-se ao ver as multidões como ovelha sem pastor! De imediato, Ele constata a necessidade de líderes comprometidos com a vida que conduzisse aquelas pessoas, que se mostravam desnorteadas… Jesus não apenas constata esta necessidade, como age em favor destes, enviando os seus discípulos para fazerem a vez Dele, junto ao povo. Jesus sabia que os discípulos eram poucos, para uma missão tão grande, que havia necessidade de mais operários para trabalhar na sua messe! “Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita.”
Ao enviar os discípulos em missão, Jesus dá a eles poderes para fazerem o mesmo que Ele fazia: curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos, expulsar os demônios.
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.” E continuam sendo poucos nos dias de hoje! Hoje, convivemos com realidades muito tristes, pois são muitos, os que vagueiam sem rumo, sem perspectivas, pessoas desfiguradas pelo o sofrimento, irmãos nossos, que são impedidos de falar, de clamar por justiça, pessoas que se tornaram prisioneiros das correntes do mal, principalmente das correntes dos vícios. Precisamos assumir o nosso compromisso Batismal: dar continuidade a missão de Jesus aqui na terra. Não podemos fechar os olhos diante a esta triste realidade que aí está. O povo carece de lideranças que lhes inspire confiança e nós, somos os convocados de hoje, a sermos esta liderança, isto é: a sermos presença de Jesus no amparo aos que sofrem. Ser indiferente a esta convocação, é rejeitar o projeto de Deus em favor da vida.
Todos nós somos chamados a construir um mundo mais justo e mais fraterno, a nos tornarmos, discípulo missionário de Jesus…
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUE NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho