Por Olívia Coutinho
Nesta nossa caminhada em preparação para o Santo Natal, vamos a cada dia vivenciando uma experiência nova, fruto de nossas reflexões, intensificadas neste tempo do advento, um tempo propício para renovarmos as nossas esperanças nos bens eternos!
O advento é o tempo da espera, um tempo que deve ser marcado pelo o nosso desejo de conversão, algo fundamental para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus! Sem um retorno de todo o nosso ser à Jesus, não tem como viver as alegrias da Sua vinda.
O tempo do advento não se limita na preparação para o Natal, mas também nos insere em toda história da salvação, levando-nos a reviver a mesma esperança da vinda do Messias vivida pelo povo de Deus, no início de toda história, com uma diferença: para nós, o Messias já veio, Ele está no meio de nós!
O advento é um tempo de nascimento e de renascimento, que nos traz a confiança de que novos horizontes são possíveis de serem atingidos, quando caminhamos na certeza de que Jesus nasce e renasce em nossos corações, a cada vez que o enxergamos na pessoa do irmão! É um tempo de profunda espiritualidade, tempo por excelência para contemplarmos este precioso presente de Deus para a humanidade: Jesus!
Deixemo-nos envolver pelo advento, redescobrindo a alegria, o sentido da fé e do viver segundo a vontade de Deus!
Ao nos preparar para o Natal, estamos também nos preparando para a segunda vinda de Jesus, que pode acontecer a qualquer momento. Por tanto, precisamos estar sempre vigilantes, vivendo um constante Natal, para que não sejamos surpreendidos…
Neste tempo de espera, o nosso coração se rejubila torna maleável aberto para acolher a Luz Maior! A Luz, que vem reacender em nossos corações, a chama da esperança, esperança que transcende as nossas necessidades materiais, que inclui uma visão de mundo, onde ainda é possível haver justiça, paz e amor, valores que mantém o equilíbrio da vida, sustentado pela relação entre o humano e o Divino!
Sabemos que Deus tinha muitos meios para nos resgatar das mãos do inimigo, mas Ele quis vestir-se da fragilidade humana, nascendo de uma mulher, para viver como um de nós.
Descobrimos o verdadeiramente sentido do Natal, quando entramos no mistério da encarnação, deixando Deus entrar na nossa história, modificar o nosso modo de viver, fazendo-nos abandonar o “homem” velho, para viver o “homem” novo!
Em todos os anos, o Natal é sempre o mesmo, diferente, deve ser as nossas atitudes…
Natal é vida, é renovação, é amor que se concretiza, é fé que se reaviva, perseverança que não deixa morrer, coragem que impulsiona, é a certeza de que há muito a ser feito, nas famílias, na sociedade e no mundo, sem jamais esquecermos: Jesus caminha conosco! Jesus é a Luz que nos conduz, a esperança que nos impulsiona, o alimento que nos sustenta!
Que neste tempo de preparação para o Natal do Senhor Jesus, o nosso coração seja inundado pelo o amor que liberta, que nos torna flexíveis, dóceis a ponto de nos transformar em sinal vivo de Jesus no mundo!
Preparemo-nos para o Natal, reconhecendo Jesus como o único Senhor da nossa vida, deixando-nos orientar pelas suas palavras, como a estrela guia, que nos conduzirá até o Pai!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
De Olivia Coutinho