Por Olívia Coutinho
O evangelho que nos é apresentado no dia de hoje, nos coloca em Betânia, nos solidarizando com Marta e Maria que acabara de sepultar o seu irmão Lázaro…
Jesus não se encontrava em Betânia, quando recebeu a notícia de que Lázaro, seu amigo, se encontrava à beira da morte. E ainda assim, Ele não se apressou em ir até ele, Jesus só chegou na casa desses seus amigos, alguns dias depois da morte de Lázaro.
Ao saber que Jesus estava a caminho de sua casa Marta, não o espera chegar, vai ao seu encontro, na certeza de que receberia do amigo, um bálsamo para alívio de sua dor. Num desabafo profundo, ela deixa as palavras fluírem do seu coração: “Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido.” Mal sabia Marta, que Jesus já estava ciente de tudo que acontecera e que Ele só não evitou a morte de Lázaro, para que através desta morte, vidas fossem salvas, isto é: ao presenciarem a ressurreição de Lázaro, muitos judeus, passaria a crer Nele e assim, buscarem a conversão.
Enquanto Marta buscava forças em Jesus, Maria permanecia dentro de casa, fechada no seu sofrimento, só indo ao encontro de Jesus, depois que Ele mandou chamá-la.
Certamente, todos nós, já passamos por alguma experiência semelhante a de Marta e Maria, sabemos que não é fácil separarmos de um ente querido. Quando perdemos uma pessoa que amamos, parece que o mundo desaba sobre nós, ficamos sem chão, sem rumo, às vezes até questionando Deus, o que não aconteceu com as irmãs de Lázaro, em momento algum, elas questionaram a morte do irmão. Apesar da dor, Marta e Maria, se mantiveram firmes na fé, reconhecendo Jesus como o Deus e Senhor de suas vidas: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” Esta profissão de Marta, chama a nossa atenção sobre a importância de nos mantermos firmes na fé, nos momentos dolorosos de nossa vida.
Podemos ter certeza: quando tudo nos parece perdido, Jesus vem ao nosso encontro, como foi ao encontro de Marta e Maria, Ele não trará de volta à vida terrena dos nossos entes queridos como trouxe de volta a vida de Lázaro, mas mergulhará conosco, no oceano mais profundo da nossa dor, para depois nos reerguer…
“Eu sou a Ressurreição e a vida” Esta afirmação de Jesus, firma em nós, a mais bela certeza: Se Jesus é a ressurreição, com Ele, nós também ressuscitamos! Ressuscitamos com Jesus, quando nos libertamos do sofrimento, para vivermos as alegrias de um novo dia, passando das trevas para a Luz…
QUE DEUS OS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho