As paraolimpíadas expressam a capacidade de superação do Homem e da Mulher, mostrando o grau de adaptação e a força de não se abater, lutando sempre, criando sua história de vida por suas próprias determinações.
Essa turma que volta da França com 89 medalhas, sendo 25 de ouro, top-5, deve ter uma recepção de gala, pois mostra um outro lado desse país, infelizmente dominado pela corrupção.
Eles, pessoas limitadas fisicamente, mas só aparentemente, pois com treinamento, muita força de vontade e crença em si, agigantam-se em corpo e alma, superando-se.
Não precisam para tal, dispor de milhões como os jogadores da seleção, para cantar o Hino Nacional com uma medalha no peito. O amor e sentimento de brasilidade os movem.
Se os brasileiros, muitos conformados com seu miserável status quo, se espelharem no exemplo deles, surgirá uma nova Pátria Amada, Brasil.
*Luiz Ferreira da Silva, 87 anos, pesquisador aposentado e ex- diretor do Cepec. Autor de 75 trabalhos científicos, 5 livros técnicos e 25 obras literárias.
Para contactá-lo: luizferreira1937@gmail.com