Início » JUSTIÇA > Justiça decide que Google operou monopólio ilegal de anúncios digitais

JUSTIÇA > Justiça decide que Google operou monopólio ilegal de anúncios digitais

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

O Google agiu ilegalmente para manter um monopólio em mercados de publicidade on-line. É o que decidiu a juíza Leonie Brinkema, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia. A decisão, formalizada esta quinta-feira (17), atinge uma área crucial dos negócios da empresa de busca: o Google Ads.

A decisão vem de um processo aberto em 2023, quando um grupo de estados americanos processaram a empresa, argumentando que sua atuação no sistema de anúncios era um monopólio, o que lhe permitia cobrar preços mais altos e ficar com uma fatia maior de cada venda. As informações foram divulgadas pela Blooberg e O Globo.

A juíza concluiu que a companhia violou as leis antitruste em dois dos três mercados apontados pelos autores da ação: os mercados de bolsas de anúncios (ad exchanges) e as ferramentas utilizadas por sites para vender espaços publicitários, conhecidas como servidores de anúncios (ad servers).

No entanto, ela afirmou que a empresa não se enquadrou na definição de monopólio em um terceiro mercado — o de ferramentas usadas por anunciantes para comprar anúncios gráficos (display ads). O Departamento de Justiça entendeu que o Google estaria forçando indevidamente os fabricantes de celulares a priorizar seus aplicativos e serviços nos dispositivos.

“O Google engajou-se intencionalmente em uma série de ações anticompetitivas para adquirir e manter o poder de monopólio nos mercados de servidores de anúncios para editores e de bolsas de anúncios voltados à publicidade gráfica na web aberta”, escreveu Brinkema em sua decisão de 115 páginas.

O documento ainda ressalta: “Por mais de uma década, o Google vinculou seu servidor de anúncios para editores à sua bolsa de anúncios por meio de políticas contratuais e integração tecnológica, o que permitiu à empresa estabelecer e proteger seu poder de monopólio nesses dois mercados.”

Após o anúncio da decisão judicial, as ações da Alphabet, controladora do Google, registraram queda de 3,2%, enquanto as ações da empresa de tecnologia publicitária Trade Desk subiram quase 8%.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário