A cantora Iza estava cotada para integrar o elenco de Renascer, próxima novela das nove da Globo, que ganhará remake após 30 anos. Na obra, ela interpretaria Maria Santa, um dos papéis mais importantes da primeira fase do enredo, mas foi substituída.
De acordo com informações da colunista Carla Bittencourt, do portal Notícias da TV, Duda Santos, que esteve no elenco de Travessia (2022), foi a escolhida para assumir o papel em questão, após a direção da novela ter descartado a escalação da artista, que promoveria sua estreia como atriz interpretando a personagem.
No entanto, a razão da saída de Iza do elenco do remake de Renascer teria sido fundada em virtude da expectativa não atendia à jovialidade que é requisito principal para a personagem. Aos 33 anos, a cantora poderia ser alvo de rejeição por parte do público ao viver um papel que é de uma mocinha virgem que nem chegou à maioridade.
Renascer é a grande substituta de Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco, atualmente em cartaz no horário nobre da Globo. Com previsão de estreia marcada para janeiro de 2024, o folhetim original de Benedito Ruy Barbosa será adaptado pelo neto, Bruno Luperi, responsável pelo fenômeno Pantanal (2022).