Velho conhecido da extensão rural e assistência técnica no cacau do Centro de Extensão da CEPLAC, Ivan Souza, desencadeou projetos voltados para elevar as taxas de produtividade das lavouras na Bahia. Aposentado da vida pública, o Eng° Agrônomo anunciou a chegada da CONSULMAT, (Consultoria Mata Atlântica Agro) empresa de consultoria privada.
Graduado na Universidade Federal da Bahia em 1972 Ivan possui 50 anos de experiências na assistência técnica ao produtor, trabalhando na nova perspectiva na produção de cacau. Em pesquisas, ensaios e validações realizadas em campo, elaborou tecnologia para o cacau, capaz de elevar substancialmente a sua produtividade. A partir das validações, foi autor na CEPLAC, do conhecido projeto 500. Aplicado em mais de 600 propriedades alcançando em muitas propriedades produtividades de 100 a 500 @/há. O projeto desempenha fundamentalmente a conscientização dos produtores para uma necessidade de mudança de mentalidade para elevação substancial da produtividade, redução de custo e aumento da rentabilidade da atividade cacaueira. Possui também, grande conhecimento em práticas da bovinocultura, chegando atingir em propriedades a meta de 7,8 unidades animais em pastejo rotacionado. Em projeto de leite e 5 a 7 unidades, como também, em trabalhos de corte (engorda de fêmeas). Na fruticultura (graviola), alcançou mais 60 toneladas/ha de massa.
Novos Rumos
¨Estamos abertos para prestar consultoria, treinamentos das técnicas e atendimento digital a cacauicultura, bovinocultura e outros cultivos, fazendo acompanhamento de projetos”, comenta Ivan, enfatizando o início das atividades da CONSULMAT, atendendo nos seguintes contatos : consulmatagro@gmail.com , ou através do fone/zap: 73 99962-4004.