A Fundação Marimbeta–Sítios de Integração da Criança e do Adolescente completa 34 anos de existência a nesta terça-feira, dia 30. As comemorações da data serão encerradas a partir das 14 horas, segundo o presidente da entidade, professor Valter Silva, com a realização de um evento previsto para ocorrer no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna. Durante a semana foram realizadas inúmeras ações socioeducativas, artístico-culturais e de solidariedade em seus núcleos.
As atividades começaram no último dia 23, com uma palestra educativa para adultos e crianças, nas unidades da Marimbeta. “Tivemos inúmeras ações: aferição de pressão arterial, aula de Zumba, avaliação dentária, coleta de citologia, teste rápido para sífilis, HIV e hepatite, varal solidário, atendimento com médico clínico-geral, atendimento odontológico, com aplicação de flúor e escovação, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, atendimento jurídico e de cabelereiro, apresentação cultural com os professores Sedex e Juliana”, lembrou Valter Silva.
O professor destacou também outras atividades como: palestra sobre saúde bucal com o dentista do Posto de Saúde Dílson Cordier, serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, entrega dos pães para os alunos matriculados na unidade, momento de homenagem aos 34 anos da fundação, quebra-gelo sobre estratégias de cuidado em Saúde e orientações sobre serviços, benefícios do Governo Federal e orientação sobre ID Jovem.
“As equipes da Marimbeta instalaram também stand, onde prestaram orientação sobre a saúde da mulher, foram ofertados testes rápidos e solicitadas citologia do colo uterino (exame preventivo). No Stand Saúde bucal, foram prestadas orientações sobre saúde bucal para as crianças, e escovação supervisionada e aplicação de flúor”, disse Valter Silva, ao destacar o apoio de Augusto Castro à sua gestão. “O prefeito não mediu esforços para que o evento fosse realizado e nos deu todo o apoio necessário”, acrescentou.
Atualmente, a Fundação Marimbeta conta com cerca de 450 alunos matriculados e com 65 funcionários, entre professores, oficineiros, coordenadores, técnicos e serviços gerais. Valter Silva diz que a proposta é dobrar o número de alunos quando todos os cursos estiverem funcionando integralmente. (Blog do Bené).