Início » ITABUNA: Decreto institui a Política  de Coleta Seletiva no Município 

ITABUNA: Decreto institui a Política  de Coleta Seletiva no Município 

por Ornan Serapião
3 minutos para ler

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), instituiu a Política Municipal de Coleta dos Resíduos Recicláveis, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de agentes de resíduos recicláveis. O Decreto Municipal de nº 14.795, que normatiza a Coleta Seletiva será publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de hoje, dia 24.
O Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva foi lançado pelo prefeito Augusto Castro na sexta-feira passada, dia 21, durante a inauguração da Central de Triagem da Coleta Seletiva, no bairro Lomanto que será administrada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

Itabuna foi pioneira ao cumprir integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos e encerrar o antigo lixão, que funcionou por mais de 40 anos na cidade, constituindo-se em um grave problema ambiental e de saúde pública.   Com a implantação de um aterro sanitário pela CVR Costa do Cacau, na rodovia Ilhéus – Itabuna e do lançamento do Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, a cidade se adequou às exigências legais.
SEPARAÇÃO

É importante lembrar que bares, lanchonetes, padarias, confeitarias e outros estabelecimentos de natureza comercial semelhante, deverão adotar recipientes de resíduos em locais visíveis e de fácil acesso ao público em geral.  Já os resíduos residenciais deverão ser colocados junto ao alinhamento de cada imóvel (calçadas), devidamente acondicionado para fins da coleta seletiva.
COLETA
Oito ecopontos foram instalados em pontos estratégicos da cidade para a entrega voluntária dos recicláveis: no centro, nas praças Adami e Camacan, e na Avenida Aziz Maron. Já nos bairros serão instalados nas praças do São Caetano, Mangabinha, Conceição, Califórnia e Santo Antônio.
Haverá ainda coleta porta a porta por meio de um projeto-piloto em seis bairros: no Jardim Vitória, Góes Calmon e Conceição, a coleta será sempre às segundas-feiras, das 8 às 10 horas, das 10 ao meio-dia e das 14 às 16h30min, respectivamente.
No bairro de Fátima será às terças-feiras. No bairro Califórnia às quartas-feiras, e no São Caetano às quintas-feiras. Todos no horário das 8 às 12, e das 14 às 16h30min. Já a coleta institucional dos prédios públicos será sempre às sextas-feiras, também das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 16h30min. E, para atender à área comercial da Avenida do Cinquentenário, a coleta será diária das 17h30min às 19h30min.

Postagens Relacionadas