Início » ITABUNA-BAHIA > Prefeitura faz a contagem da população para a Territorialização da Atenção Primária no Município

ITABUNA-BAHIA > Prefeitura faz a contagem da população para a Territorialização da Atenção Primária no Município

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem cumprido etapas importantes que integram o processo de territorialização do município. O trabalho, coordenado pelo Departamento da Atenção Primária, está sendo executado pelos profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, dentre outros), em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Todas as 49 equipes de saúde estão fazendo a contagem da população para que, concluída a territorialização, as ações a serem planejadas e executadas na área da saúde pela Administração Municipal atendam às necessidades dos itabunenses.

Na manhã desta quarta-feira, dia 16, equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) Dr. João Monteiro, no Pedro Jerônimo, e da Unidade de Saúde da Família Fátima II, no Fátima, se dividiram em várias ruas para executar a contagem dos moradores

Na Rua Saturnino José Soares, no Fátima, o aposentado João Batista de Andrade, 86 anos, foi um dos primeiros moradores entrevistados pela equipe da saúde. “O trabalho é muito rápido, já que basta o morador informar a quantidade de pessoas que mora na casa”, informa a enfermeira Roberta Lopes, coordenadora da Gestão do Módulo 1.

“Aos poucos, todas as áreas vinculadas às unidades de saúde ganharão dimensão real, tendo como resultado a territorialização atualizada”, acrescenta a enfermeira que também integra a USF Fátima II.

Na área da USF Dr. João Monteiro, no Pedro Jerônimo, o trabalho também tem sido intenso. Na Rua Vila Nova, por exemplo, duas equipes realizaram a contagem. “Estamos fazendo uma das etapas da territorialização, que é a contagem de moradores no território”, reforça Larissa Dantas, coordenadora do Módulo IV.

Ela ainda completa que “é com esse instrumento que vamos, junto com a delimitação do território nos mapas, reorganizar a área de atuação das equipes de saúde”, explica.

Responsável pelo Núcleo de Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, Isabela Sousa, ressalta que nas 34 Unidades Básicas e de Saúde da Família, todas as equipes estão no mesmo movimento de contagem dos moradores.

“É importante ressaltar que a territorialização vem acontecendo desde janeiro, quando foram iniciadas as oficinas, articulação intersetorial com outras secretarias municipais, dentre outras ações”, encerra.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário