Preocupada com o desenvolvimento, o bem estar da população e a expansão do município, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), criará nos próximos dias duas comissões para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e discussão da implantação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU). São dois importantes instrumentos de planejamento para a modernização da gestão da cidade.
De acordo com o titular da SEPLAN, o advogado José Alberto de Lima Filho, o PDDU e o PMU são ferramentas que se complementam porque tem o objetivo de organizar o planejamento e o desenvolvimento harmônico, inclusive com a possibilidade de agregar novos territórios rurais à área urbana.
“O PDDU será revisado para atender à realidade do município de modo a atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Já o Plano de Mobilidade buscará equacionar problemas relativos ao deslocamento das pessoas, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas”, comentou o secretário José Alberto.
O titular da SEPLAN lembrou que ônibus, outros transportes coletivos, carros, motos, bicicletas e pedestres fazem parte das soluções de mobilidade para que Itabuna se torne uma cidade mais sustentável. Também há definições quanto a itinerários, áreas de estacionamento, pavimentação, etc.
Ele frisou que durante o trabalho das Comissões, os planos de desenvolvimento urbano e de mobilidade devem contar com a convocação da população a participar através de audiências públicas que fazem parte do rito. “O PDDU se apresenta como um regulatório de retomada do processo de planejamento participativo da cidade” reforçou o titular da SEPLAN.
De acordo com a legislação, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) deve ser revisado e atualizado a cada 10 anos. Em Itabuna, a última atualização ocorreu em dezembro de 2008. O atraso será agora corrigido pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), cujo Plano de Governo estabelece diretrizes voltadas para a expansão urbana, pavimentação de ruas e melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.