Itabuna adere ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em 2025. A confirmação da adesão garante o valor total de R$ 5.506.786,88 a ser disponibilizado ao longo dos próximos quatro anos.
A adesão registra o início do novo ciclo como, também, simboliza um novo momento para a gestão cultural do município ao reafirmar o compromisso com o diálogo aberto e a escuta ativa com a sociedade civil para a construção do novo Plano de Aplicações de Recursos (PAR – 2025 a 2028).
É importante salientar que os sete editais discutidos com a sociedade civil previstos no PAAR do primeiro ciclo, com os recursos da PNAB, serão publicados na próxima quinzena.
“Assumir a necessidade de ajustes da nossa plataforma de Editais – receptora dos projetos – é um ato de responsabilidade e compromisso da gestão em apresentar o melhor a toda a comunidade cultural.”, afirmou a Chefe de Planejamento da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Bruna Setenta.
Neste montante estão previstos os lançamentos dos editais do primeiro ciclo, com ênfase em: fomento, realização de festivais, prêmios, subsídio a grupos e espaços culturais, além dos destinados à Política Nacional Cultura Viva.
A gestão cultural de Itabuna vem atuando comprometida e tem como meta para este ano a elaboração do Plano Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPCI), uma etapa fundamental para garantir o cumprimento de todos os requisitos do Sistema Nacional de Cultura.