Início » ITABUNA – BAHIA > Itabuna representada no encontro da AMURC com a CODEVASF sobre a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

ITABUNA – BAHIA > Itabuna representada no encontro da AMURC com a CODEVASF sobre a revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

A Prefeitura de Itabuna esteve representada no encontro promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) que recebeu o diretor de Revitalização e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF), José Vivaldo Mendonça Filho. Na pauta, a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.

O município foi representado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, os secretários de Agricultura e Meio ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, e de Governo, Luciano Veiga, e o assessor especial Afonso Dantas. O encontro aconteceu na segunda-feira, dia 7.

No diálogo com prefeitos dos Consórcios CDS-LS e CIMA, secretários municipais, representantes da UESC, UFSB, IFBAIANO e da sociedade civil organizada, sob a liderança do presidente da AMURC, Elder Fontes. O diretor Vivaldo Mendonça destacou o empenho dos representantes das instituições envolvidas.

Ele agradeceu as inúmeras contribuições na busca pela revitalização do Rio Cachoeira e destacou que o objetivo é “construir uma governança para tratar da bacia de forma estratégica, com a participação de todas as entidades”.

A revitalização do Cachoeira é um projeto importante que visa melhorar a qualidade ambiental e a gestão dos recursos hídricos da região. A Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira é uma das principais da Bahia e abrange vários municípios que integram a AMURC.

O vice-prefeito Júnior Brandão destacou a importância da educação ambiental nas escolas para a formação da conscientização ambiental das crianças e adolescentes, cuja ação cotidiana nas famílias e comunidades é fundamental.

Ele lembrou as dificuldades dos municípios em obter recursos para executar o saneamento básico e disse que é preciso investimentos robustos pelos poderes públicos para que o desenvolvimento seja sustentável.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, destacou a urgência da discussão, lembrando a importância da agricultura, principalmente do cacau cabruca na preservação da mata atlântica e das águas e acrescentou que é preciso que a região invista em lideranças políticas para defender essa causa tão necessária.

O secretário de Governo, Luciano Veiga, reforçou que esse movimento deve ser integrado e amplo para que também sejam alcançadas outras bacias hidrográficas da região, como a Bacia do Rio Almada, que fornece água para Itabuna.

O empresário Adson Franco apresentou um diagnóstico feito pela dinamarquesa Ramboll Environ, empresa com expertise na recuperação de rios e mananciais pelo mundo e que teve inclusive, discussões anteriores com a Secretária de Infraestrutura e Urbanismo, através da secretária Sônia Fontes.

Dentre outros encaminhamentos, ficou definido: mobilização e diálogo com os municípios, com o objetivo de dar conhecimento técnico aos gestores; solicitar diagnósticos que já existem para condensar as informações; e encontro na CODEVASF durante a Marcha dos Prefeitos à Brasília, em maio, para tratar sobre essa e outras pautas.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário