O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (30) que os estados e as cidades devem agir de modo mais duro contra os protestos realizados nas cidades após o assassinato de um homem negro por um policial branco.
Segundo o americano, se preciso for os governos podem usar até a força de militares do Exército para conter os protestos.
Os atos pedem o fim da violência policial e do racismo no país. Eles começaram há quatro dias em resposta a morte de George Floyd, que teve o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco da cidade de Minneapolis. O policial foi demitido.
“Governadores e prefeitos liberais devem agir de modo MUITO mais duro ou o governo federal irão avançar e fazer o que tem que ser feito, o que inclui usar o poder ilimitado de nossos militares e fazer muitas prisões”, escreveu Trump no Twitter.
Trump disse ainda que 80% dos manifestantes em Minneapolis vieram de outros estados. “Eles estão danificando comércios (especialmente pequenos negócios de afroamericanos), casas, e a comunidade de bons e trabalhadores moradores de Minneapolis, que querem paz, igualdade e sustento para suas famílias”.
Bahia.ba