LONDRES (Reuters) – A rainha britânica Elizabeth, a monarca reinante há mais tempo no mundo, decidiu nesta quarta-feira que descansará nos próximos dias a conselho dos médicos e cancelou uma visita planejada à Irlanda do Norte, informou o Palácio de Buckingham.
O palácio não informou por que a rainha foi aconselhada a descansar, mas afirmou que a monarca de 95 anos está com “bom ânimo”. Uma fonte disse que a decisão não tem relação com a Covid.
Ela passou a noite de terça-feira no Castelo de Windsor como anfitriã de uma recepção regada a drinques para líderes empresariais bilionários, como Bill Gates, já que o primeiro-ministro Boris Johnson convocou uma conferência de investimentos verdes antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26).
“A rainha aceitou relutantemente o conselho médico de descansar nos próximos dias”, disse o palácio.
A monarca reina há quase sete décadas. Ela tinha 25 anos quando se tornou a rainha Elizabeth 2ª em 6 de fevereiro de 1952 após a morte do pai.
Elizabeth, que ascendeu ao trono quando o Reino Unido se despia de seu poder imperial, simbolizou a estabilidade para gerações de britânicos, aumentando a popularidade da monarquia apesar das mudanças políticas, sociais e culturais sísmicas que ameaçaram transformar a instituição em um anacronismo.
Ao lado do príncipe herdeiro Charles, de 72 anos, e do neto e príncipe William, de 39 anos, Elizabeth recebeu convidados sem máscaras.