O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, passará a integrar o Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde executada pelo Hospital Sírio-Libanês. Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) a unidade hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde será beneficiada.
Na próxima segunda-feira, dia 11, o coordenador e responsável pelo Projeto Lean na Beneficência Portuguesa de São Paulo, Rafael Saad Fernandez, estará em Itabuna para participar de um encontro com dirigentes e técnicos o Hospital de Base.
Segundo a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), instituição mantenedora do Hospital de Base, Fernanda Cândida Ludgero, a execução do projeto pelo Ministério da Saúde visa à melhoria do fluxo.
Além disso, também há a redução da superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, por meio do uso da metodologia Lean, focado no aperfeiçoamento da gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos.
“A inclusão do Hospital de Base neste projeto de parceria com o Sírio-Libanês foi uma grande vitória para Itabuna e região. Isso demonstra a seriedade e compromisso desta gestão com a população usuária do Sistema Único de Saúde”, afirma Ludgero.
ASCOM/PMI