Profissionais da Bahia e de outros estados do Brasil pedem colaboração e bom senso da organização nacional em reajustes
Um movimento nacional mobilizou bancários nas ruas e nas redes sociais na tarde da última terça-feira (23), considerado o Dia Nacional de Luta da categoria. Na oportunidade, ocorreu, em Salvador, mais uma negociação com a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban). Os bancários solicitaram dos banqueiros uma proposta coerente visando as reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários de 2022.
Entre os motivos dos pedidos da categoria estão aumento real no salário, reajuste amplo no VR e VA, e PLR com aumento significativo. Eles pedem ainda a renovação da Convenção Coletiva. O prazo de validade da atual é a próxima quarta-feira (31).
“Estamos na 14ª rodada de negociação com a Fenaban. O setor mais lucrativo da economia não aceita sequer repor a inflação. Um desrespeito! Os Bancários não aceitam perda de direitos e vamos lutar até o fim para garantir a manutenção da nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Queremos emprego, saúde, segurança e melhores condições de trabalho. Estamos adoecendo nas agências com tanta sobrecarga de trabalho e metas abusivas. Os bancos continuam lucrando bilhões, mesmo diante de uma crise econômica e social que atinge nosso povo”, explica Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. (bnews).