Há artistas que vão muito além do talento e da sensibilidade. Um exemplo é Zeca Pagodinho, que acaba de doar um terreno de 8 mil metros quadrados em Xerém, na Baixada Fluminense, para desenvolvimento de uma horta comunitária para ajudar na alimentação dos moradores. A ideia é capacitar agricultores locais e promover a produção de alimentos. Nos 8 mil metros quadrados, devem ser cultivadas espécies nativas da Mata Atlântica, especialmente plantas frutíferas e medicinais. A estimativa é que 100 famílias serão beneficiadas pela boa ação do sambista ilustre.
Xerém, o local do coração
Zeca Pagodinho é de Xerém, um distrito em Duque de Caxias, uma área carente e quase esquecida no Rio de Janeiro, que sempre recebe ajuda do artista. O cantor, por intermédio do Instituto Zeca Pagodinho, promove uma série de ações sociais no local. Ele transforma a vida de crianças e adolescentes com cursos nas áreas de educação e cultura, além de apoio ao esporte. Para o projeto da horta comunitária, Zeca Pagodinho contou com o apoio emocional e afetivo do ator Antônio Pitanga e da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), conforme O Globo. O projeto conta ainda com suporte do Ministério de Desenvolvimento Agrário, da Embrapa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Instituto Cidades Sem Fome.
Vídeos emocionantes
O Só Notícia Boa separou dois vídeos, recentes, e bem emocionantes de ações sociais em que Zeca Pagodinho está à frente. Em deles, na véspera do Natal, o próprio artista saiu às ruas para distribuir presentes e agrados às crianças de Xerém. Um Papai Noel à brasileira, sem barba nem roupa vermelha, mas com muito amor e carinho. Há, ainda, um vídeo em que professores do Instituto Zeca Pagodinho aparecem na sua versão atual – como mestres – e a anterior – quando eram alunos da entidade. Ou seja: ali as pessoas se transformam e ajudam outras a terem um futuro melhor.
Zeca, você é demais!