Início » FUTEBOL – Iraniana se suicida após condenação por tentar ver um jogo de futebol

FUTEBOL – Iraniana se suicida após condenação por tentar ver um jogo de futebol

por Ornan Serapião
5 minutos para ler

Sahar Khodayari colocou fogo no próprio corpo, após saber que poderia ficar presa por até seis meses após ter ido ao estádio assistir seu time, o Esteghlal

Do R7

Mulheres puderam assistir à transmissão da Copa 2018, em Teerã, no IrãMarina Villén/EFE – 20.6.2018

Sahar Khodayari só queria assistir a uma partida de seu time do coração, o Esteghlal. Mas ela vivia no Irã, onde mulher é proibida de assistir nos estádios homens jogando futebol. A torcedora vestiu roupas masculinas, uma peruca azul e tentou entrar, mas foi pega pela polícia.Por este crime, ela poderia ser condenada por até seis meses de prisão. Sahar não aguentou a pressão e colocou fogo no próprio corpo na última segunda-feira (9), em frente ao Tribunal em que seria julgada. Ela chegou a ser levada a um hospital em Teerã, capital do País árabe, mas não resistiu e morreu.Sahar, ou a Menina Azul, como era conhecida já que seu time usa as cores azul e branca, tinha 30 anos e tentou entrar no estádio no mês de março. Na época, chegou a passar três noites na cadeia. O julgamento foi essa semana e ela seria punida.

Torcedores do Esteghlal vestidos de azul EPA/EFE – 2.4.2018

O clube Esteghlal, um dos maiores do Irã, publicou uma nota oficial em que lamenta a morte da torcedora e prestou homenagem a Sahar e à sua família.A Roma, time italiano, também publicou no Twitter um texto em que pede que todos nos Irã possam assistir ao futebol juntos.

AS Roma English✔@ASRomaEN

#ASRoma is yellow & red but today our heart bleeds blue for Sahar Khodayari. The beautiful game is meant to unite us, not divide us – that’s why we set up @ASRoma_Persian last year. Now it’s time for everyone in Iran to be allowed to enjoy football matches together. RIP #BlueGirl

Ver imagem no Twitter

10,7 mil09:50 – 10 de set de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads3.557 pessoas estão falando sobre issoDesde 1979, com a vitória da revolução islâmica, as iranianas não podem frequentar estádio em jogos de futebol masculino. A presença feminina é aceita em todas as outras modalidades, independentemente das disputas serem entre homens ou mulheres.

Torcedora do Irã, em Kazan, na Rússia na Copa 2018Julio Muñoz/EFE – 20.6.2018

Na Copa de 2018, as mulheres puderam assistir à partida entre Irã e Espanha, no estádio Azadi, em Teerã, onde foi retransmitido o jogo que os espanhóis venceram por 1 a 0. Na Rússia, as torcedoras também estiveram nas arenas.Desde então, a Fifa pressiona a Federação Iraniana para conseguir terminar com esta proibição. No último dia 26 de agosto, foi autorizado que mulheres assistam à partida entre Irã e Camboja, no próximo dia 10, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, em 2022.Nas redes sociais, pessoas do mundo todo usam a #BlueGirl (Menina Azul), para lamentar a morte de Sahar e pedem que mulheres sejam liberadas nos estádios de futebol.


Postagens Relacionadas

Deixe um comentário