Morgan manteve passageiro calmo para fazer o pouso.
Gente, parece filme, mas essa história é real e aconteceu esta semana na Flórida, EUA. Um passageiro, que nunca havia pilotado um avião antes, pousou a aeronave, após o piloto passar mal e desmaiar.
Com o auxílio do controlador de tráfego, que é um instrutor de voo, ele fez a grande manobra.
Estamos até agora chocados! Na ligação aos controladores de tráfego, o passageiro informou que o condutor de um monomotor Cessna 208 “ficou inconsciente”, e que o caso era muito sério.
A ligação
O controlador de tráfego que guiou o passageiro foi Robert Morgan, que também é instrutor de voo certificado.
Morgan estava descansando quando os colegas de trabalho o informaram da ligação.
“Eu fui até lá e quando cheguei na sala, estava muito movimentada. Os funcionários me disseram que o piloto estava incapacitado e que havia passageiros no avião. Eles não têm experiência de voo”, disse Morgan.
Como eles conseguiram
Morgan descobriu que um dos passageiros nunca havia pilotado um avião, mas era familiar à aviação e havia observado outros profissionais pilotando.
“Ele estava muito calmo”, disse Morgan. “Ele disse: ‘Eu não sei voar. Eu não sei parar essa coisa se eu conseguir aterrissar na pista”.
O instrutor encontrou uma foto do painel do modelo de avião Cessna, o qual nunca tinha pilotado, e começou a passar instruções para o “aluno”.
“Mantenha as asas retas e tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul”, disse o controlador de tráfego aéreo. “Estamos tentando localizar você”.
Pouso nota 10
Assim, o passageiro conseguiu pousar o avião no maior aeroporto da região, Aeroporto Internacional de Palm Beach e segundo o controlador, o trabalho do “aluno” foi nota 10.
“Antes que eu me desse conta, ele disse: ‘Estou no chão. Como faço para desligar essa coisa?’”, contou Morgan.
O piloto está bem e ainda não foi identificado o problema de saúde.
Agora imagine o alívio de todos que passaram por essa situação!
Assista ao momento, é de arrepiar:
sonoticiaboa