Por Natal Paixao
Meditando o Evangelho de hoje,
Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas».
* Palavra da Salvação!
* Glória a vós Senhor!
“EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA”
“Humildade (os “dolentes” aprendem a ver)”
Hoje, ainda existem aqueles que — em nome da “objetividade” do saber— pretendem obter um “sinal” de Deus. A raiz desta equivocada exigência não é outra coisa que o egoísmo, um coração impuro, que somente espera de Deus o êxito pessoal, a ajuda necessária para tornar absoluto o próprio eu (“eu posso medi-lo”). Esta forma de religiosidade representa a rejeição fundamental da conversão (“Ele deve ser da minha medida”).
A humildade do silêncio —Jó!— é muito importante como primeiro passo na sabedoria. Resulta surpreendente que as queixas contra Deus, somente numa mínima parte procedem dos dolentes deste mundo; maiormente provem de “expectadores saturados” que nunca sofreram. Os dolentes aprenderam a ver! Neste mundo, o louvor sai dos “fornos” onde tantos se abrasam: o relato dos “três jovens” no forno acesso contém uma verdade mais profunda da que se expressa nos tratados eruditos.
—Jesus, quantas vezes pedimos um sinal e nos fechamos à conversão! A Cruz é o sinal.
* Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!
* Para sempre Seja louvado