Encosta e casa desabam em Ilhéus; cidade registra mais de 100 desalojados

compartilhar

De acordo com prefeitura, 38 famílias precisaram sair de suas casas. Cidade registrou 187 milímetros de chuvas na sexta-feira. Por causa das fortes chuvas no sul do estado, uma encosta e uma casa desabaram na cidade de Ilhéus. De acordo com informações da Defesa Civil da cidade, os casos aconteceram neste sábado (22) e não há registro de feridos. O desabamento da encosta aconteceu no bairro Alto do Socorro, em uma área onde vivem diversas famílias. Com o desabamento, a rua cedeu e os moradores do local não conseguem acessar os seus imóveis. Além disso, a terra e os blocos de concreto atingiram um galpão, que ficou destruído.

Deslizamento de terra no bairro da Conquista, em Ilhéus — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Ainda de acordo com os moradores, a área enfrenta problemas de deslizamento de terra há anos e por isso foi iniciada uma obra de contenção. O equipamento custou cerca de R$ 2 milhões e deveria ser concluído neste mês, mas foi parcialmente destruído pelas fortes chuvas. “É uma falta de responsabilidade, como vamos ter paz depois disso aqui?”, desabafou Pureza, uma das moradoras da região. Já a casa que desabou fica localizada no bairro do Malhado. A Defesa Civil esteve no local e auxiliou os moradores.
De acordo com informações da prefeitura divulgadas neste sábado, 38 famílias, formadas por 117 pessoas, estão desalojadas em Ilhéus. Segundo o órgão municipal, elas são residentes dos bairros: Alto do Coqueiro, Alto do Socorro, Rua Esperanto Perolato (Rua do Cano), Alto do Amparo, Alto Soledade, Princesa Isabel e em ruas nos bairros Basílio e Nossa Senhora da Vitória.