A Globo convidou Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, para o debate da próxima quinta-feira (03). Para evitar possíveis problemas em relação ao seu comportamento, a emissora impôs algumas condições, com a promessa de expulsar aqueles que não seguirem as regras.
A informação foi revelada pelo F5, do UOL, e mostra que o debate, mediado por César Tralli, seguirá regras rígidas em caso de ofensas recorrentes entre os candidatos. De acordo com a fonte, o canal convidou candidatos que tenham alcançado pelo menos 6% das intenções de voto durante a última pesquisa realizada pela Quaest. Além disso, os participantes não devem ter impedimentos judiciais. Marçal foi convidado para outras sabatinas em emissoras como a TV Cultura, que culminou com a famosa “cadeirada” recebida de José Luiz Datena. Procurando evitar que isso se repita, a Globo criou algumas regras, como a presença de apenas um assessor de cada candidato durante a sabatina, que não pode se manifestar nem circular pelos estúdios.
Candidatos que não respeitarem as regras serão expulsos
Caso haja reincidência nas advertências, ele poderá ser retirado, e o candidato perderá um minuto em suas considerações finais. Outro detalhe é que os candidatos devem permanecer em seus respectivos lugares durante os intervalos comerciais.
Lives durante o debate não serão permitidas, assim como fotos e filmagens sem prévia autorização. Caso o candidato não respeite as regras e insista em fazer algum tipo de ataque ou comentário indevido sobre seus concorrentes, ele será advertido, perdendo inicialmente um minuto nas considerações finais.
Após três advertências, ele será expulso do debate. As regras visam impedir que provocações desnecessárias e agressões voltem a acontecer durante a transmissão do debate.