ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro decide ir a debate no SBT, no sábado (24)

compartilhar

Equipe da campanha disse que o compromisso já está na agenda oficial e será mantido mesmo sem a participação de Lula

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informar que não estará presente no debate entre os candidatos à Presidência da República neste sábado (24), o presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que vai participar do programa. A informação foi divulgada pelo portal Uol.

O evento é organizado por SBT, CNN Brasil, Estadão, Terra, Veja e as rádios Eldorado e Nova Brasil, com transmissão a partir de 18h15, e será nos estúdios do SBT, em São Paulo.

Integrantes da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disseram ao Uol que o presidente confirmou presença no debate do SBT e que o compromisso já está em sua agenda oficial. Faria é casado com Patrícia Abravanel, apresentadora do canal e uma das filhas de Sílvio Santos.

Para o debate no SBT, foram convidados sete presidenciáveis. O pool de veículos chamou apenas aqueles cujos partidos possuem ao menos cinco representantes na Câmara dos Deputados, conforme determina a legislação eleitoral. Além de Lula e Bolsonaro, foram convidados: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB).

Nos últimos dias, auxiliares de Bolsonaro discutiram com os meios de comunicação os detalhes do debate e avaliaram que a participação do presidente pode ser positiva para a campanha. A decisão, segundo fontes do governo, será mantida mesmo sem a participação de Lula.

Mais cedo, um integrante da campanha tinha informado à reportagem que o chefe do Executivo marcou um evento de campanha em Campinas, no interior, na manhã de sábado justamente pela proximidade com a capital paulista, onde ficam os estúdios do SBT.

Embora oficialmente o petista não tenha enviado uma resposta à organização do debate, a campanha disse à reportagem hoje que ele não irá. De acordo com a campanha do petista, falta tempo hábil para que Lula não só se prepare como compareça aos estúdios do SBT. Para os próximos dias, na reta final da campanha, a agenda está cheia — e não conta com o programa.

Outro debate, na TV Globo, já está programado para o dia 29, às vésperas do primeiro turno, que acontece em 2 de outubro.

bahia.ba