A Petrobras espera concluir em seis meses o processo de venda de suas ações na Braskem. A informação é do presidente da estatal, Roberto Castello Branco, que participou de live promovida, nesta segunda-feira (6), pelo banco Citti.
De acordo com informações do jornal O Globo, a venda de ativos foi um dos principais assuntos da entrevista. A Petrobras detém 47% do capital volante da Braskem.
“Estamos discutindo com o nosso sócio Odebrecht um novo acordo de acionistas para permitir que a companhia converta ações preferenciais em ações ordinárias para depois ser capaz de vender as ações no mercado de capitais.
Ainda temos um longo caminho. Espero que estejamos prontos em seis meses. Há alguns atrasos. Estamos acelerando as negociações para resolver o problema em Alagoas”, disse o presidente da Petrobras.
Quanto ao estado nordestino citado, Castello Branco se refere ao afundamento de alguns bairros, por causa da produção de sal-gema.
O presidente da Petrobras disse ainda que a estatal está pronta para vender as ações da BR Distribuidora, da qual detém 37,5%, mas ainda não há data definida para isso. Castello Branco disse aguardar as “condições de mercado”.
“Estamos revisando o nosso plano de investimento para os próximos anos. Estamos fazendo uma revisão completa do nosso portfólio”, acrescentou.
De acordo com O Globo, Castello Branco informou que a estatal obteve linha de crédito de US$ 8 bilhões e captou US$ 1,5 bilhões em títulos (bonds) no mercado internacional. Ainda segundo ele, a Petrobras está se preparando para um cenário com o barril a preço baixo.
Além disso, a produção de petróleo segue normal e as exportações, em alta. O presidente da Petrobras informou que um milhão de barris de petróleo cru foram vendidos para o exterior diariamente em abril. No entanto, a produção deve cair no segundo semestre por causa de processos de manutenção das plataformas.