Início » ECONOMIA > Pagamento de precatórios será feito em julho, confirma Tesouro Nacional

ECONOMIA > Pagamento de precatórios será feito em julho, confirma Tesouro Nacional

por Ornan Serapião
1 minutos para ler

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, informou nesta terça-feira (30) que o pagamento dos precatórios referentes a 2025 ocorrerá em julho. Do total de R$ 70 bilhões, R$ 44 bilhões não serão considerados dentro da regra da meta fiscal.

“O precatório relacionado a 2025, a tendência é ser pago no mês de julho. A gente já alinhou com os tribunais, especialmente com o CJF [Conselho da Justiça Federal], que é responsável pelo maior volume de pagamentos, quase a totalidade”, afirmou Ceron.

Precatórios são dívidas reconhecidas pela Justiça, sem possibilidade de recurso, cobradas de municípios, estados ou da União. Em 2023, o pagamento foi realizado em fevereiro.

Neste ano, o adiamento foi uma estratégia do Tesouro para colaborar com o Banco Central no controle da inflação, que continua em alta. De acordo com Ceron, a medida “ajuda a não criar mais pressão na atividade econômica neste momento”.

Entre janeiro e março, a redução das despesas foi influenciada justamente por essa mudança no calendário de pagamentos dos precatórios. Se essa alteração não fosse considerada, as despesas teriam crescido 2,7% acima da inflação, ritmo semelhante ao da receita no período.   (bahia.ba)

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário