Mais de 80 milhões de pessoas e empresas já consultaram o Sistema de Valores a Receber do Banco Central para saber se há dinheiro parado em bancos ou outras instiuições financeiras. É comum, contudo, que ainda surjam dúvidas com relação às condições de consulta e resgate dos valores.
Ao EXTRA, o BC informou que os valores a receber de instituições financeiras que já foram encerradas, estão em recuperação judicial ou faliram não estão incluídos na primeira fase do sistema, mas que a previsão é que entrem na segunda fase do projeto.
“Esses saldos não estão incluídos na primeira fase do Sistema de Valores a Receber, mas estão previstos no planejamento do projeto”, disse a autoridade monetária.
Enquanto isso não acontece, veja como consultar e fazer o resgate dos recursos.
Como consultar e resgatar valores
- Acesse o site do Banco Central
- No caso de pessoa física, informe CPF e data de nascimento;
- No caso de empresas, informe CNPJ e data de abertura;
- Em caso de valores a receber, o sistema informará uma data de retorno ao site para que seja solicitado o resgate do saldo existente;
- Anote a data e o horário agendados;
- No dia agendado, acesse o site do BC e use seu login do portal Gov.br para solicitar o resgate.
Confira o calendário de agendamento
- Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3;
- Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período, terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de repescagem é 19/3;
- Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de repescagem é 26/3;
E se eu perder o agendamento?
- Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.
- Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinação contra a Covid.
- Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
- Se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate.