Após sofrer prejuízo pela primeira vez na história, a empresa Inditex, maior varejista de roupas do mundo e dona das redes Zara e Massimo Dutti, anunciou que vai fechar 1,2 mil lojas.
Nos últimos três meses, a empresa registrou prejuízo líquido de 409 milhões de euros. As vendas do primeiro trimestre deste ano caíram 44% em relação ao ano anterior, já que quase 90% de suas lojas fecharam.
Como parte de uma tentativa de impulsionar as vendas, a Inditex anunciou um plano de 2,7 bilhões de euros que prevê o fechamento de 1.200 lojas. O grupo espanhol estabeleceu na quarta-feira (10) metas de vendas online que representarão 25% do total de vendas até 2022, contra 14% no ano passado.
Fundada pelo bilionário espanhol Amancio Ortega, a empresa planeja gastar 900 milhões de euros anualmente nos próximos três anos para melhorar sua tecnologia e enfocar em suas melhores lojas. Atualmente, cerca de 78% dos seus 5.43 pontos de vendas estão abertos atualmente.
Como parte de sua estratégia 2020-2022, o grupo sediado em La Coruña (noroeste da Espanha) prometeu investir 1 bilhão de euros em sistemas de TI para tornar o comércio mais flexível e eficiente e reduzir os custos de distribuição.
A posição de caixa líquido da empresa ficou em 5,8 bilhões de euros no final de abril, em comparação com 6,7 bilhões em abril do ano passado, informou o grupo. Com informações da Folha de S.Paulo.