Início » DIÁRIO DO PODER: INTERNACIONAL > Comissão de Senadores dos EUA vêm apurar acusações contra Moraes

DIÁRIO DO PODER: INTERNACIONAL > Comissão de Senadores dos EUA vêm apurar acusações contra Moraes

por Ornan Serapião
2 minutos para ler

Mike Lee anunciou que há “perguntas difíceis” a fazer sobre ativismo político do Judiciário brasileiro

O senador americano Mike Lee (R), do estado do Utah, anunciou que vai integrar comissão parlamentar que vai viajar ao Brasil no final deste ano para investigar o que chamou de instrumentalização política do sistema judiciário brasileiro, além da atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Será a segunda comissão internacional a visitar o país em 2025, após a Organização dos Estados Americanos (OEA) enviar uma equipe para investigar acusações de violações às garantias à liberdade de expressão no país.

“Um único juiz pode causar danos imensos, especialmente se esse juiz estiver tentando usar o sistema judicial como arma para impactar a política eleitoral. Se isso está acontecendo no Brasil, o governo dos EUA precisa saber”, publicou o parlamentar americano na rede social ‘X’. “Viajarei para o Brasil no final deste ano com alguns dos meus colegas do Senado e pretendo fazer algumas perguntas difíceis sobre o Juiz Alexandre de Moraes e a suposta instrumentalização política do sistema judiciário brasileiro”. Veja o post abaixo, em inglês.

O parlamentar Republicano, partido do presidente Donald Trump, também faz alusão às decisões de juízes federais de primeira instância nos EUA, que tentam impedir a implantação de decisões da nova administração federal e são acusados de transformar o sistema judiciário em arma para atingir opositores políticos.

A single judge can inflict immense harm—especially if that judge is trying to weaponize the judicial system to impact electoral politics

If this is happening in Brazil, the U.S. government needs to know about it

I’ll be traveling to Brazil later this year with a few of my… https://t.co/avEvTkpOBB

— Mike Lee (@BasedMikeLee) February 25, 2025

O anúncio veio após o ministro brasileiro virar alvo de ações na Justiça americana propostas pelas plataformas Rumble e Truth Social, que acusam Moraes de censura e pedem que ordens do juiz brasileiro para derrubada de contas de usuários do Rumble não tenham efeito legal nos EUA, além de suspender a nova determinação de bloqueio do Rumble imposta por Alexandre de Moraes.

Foto: Gage Skidmore/Flickr

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário