Atleta, Lia Thomas tem impressionado o público. Aos 22 anos e parte do time de natação da Universidade da Pensilvânia (EUA), vem quebrando recordes no esporte universitário desde que passou a integrar o time feminino.
Lia já competiu na categoria masculina por três anos, quando ainda se chamava Will Thomas. Transexual, Lia trocou de grupo e passou a competir com mulheres, visto que se enxerga como uma.
No último fim de semana, na competição Zippy Invitational in Akron, realizada no Estado Ohio, Lia fez um tempo de 1 minuto e 41 segundos no 200-yard freestyle (o equivalente à competição de 200 metros livres).
Em linhas gerais, Lia ficou sete segundos à frente da segunda colocada, cravando o tempo mais rápido do país, de acordo com a universidade. No domingo, a nadadora trans registrou mais uma pontuação favorável.
Lia venceu o 1650-yard freestyle (1500 metros livres) com o tempo de 15 minutos e 59 segundos, mais de 38 segundos à frente de Anna Kalandadze, que ficou em segundo lugar, garantindo mais um recorde universitário.
Matéria publicada originalmente na Revista Oeste, em 09.12.21