Pessoas com sintomas respiratórios e as demais que residem no mesmo endereço de quem tem esse quadro devem permanecer em isolamento por no máximo 14 dias
DÉBORA CADEMARTORI/gauchazh.clicrbs.com
Bolsonaro e Mandetta participaram de entrevista coletiva nesta sextaIsac Nóbrega / Agencia Brasil
Portaria publicada no início da noite desta sexta-feira declarou transmissão comunitária de coronavírus em todo o país, não apenas em cidades e Estados que identificaram esse tipo de situação. De acordo com as autoridades, as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além dos Estados de São Paulo, Pernambuco e sul de Santa Catarina informaram que há esse tipo de transmissão, que ocorre quando pacientes são infectados, mas não sabem de quem contraiu o vírus. No início da noite, o governador Eduardo Leite afirmou que considera que o Estado também tem transmissão comunitária. Assim, é possível adotar medidas padronizadas a todas as regiões, priorizando ações de prevenção de contágio, já que diversos Estados e municípios estavam tomando medidas diferentes para conter o vírus. A mesma portaria em que declarou transmissão comunitária em todo o país, o Ministério da Saúde anunciou que as pessoas com sintomas respiratórios e as demais que residem no mesmo endereço de quem tem esse quadro devem permanecer em isolamento por no máximo 14 dias. Esse isolamento poderá ser voluntário ou pode ser determinado por orientação médica. O atestado será estendido às pessoas que residem no mesmo endereço. “As pessoas com mais de 60 (sessenta) anos de idade devem observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte de utilização coletiva, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas”, diz portaria assinada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta. Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, Mandetta foi questionado se o governo planeja adotar a quarentena, como determinou a Argentina e a Itália. Ele respondeu todos os cenários são estudados, mas que tudo será definido com o tempo e de acordo com a ascensão de número de casos confirmados de covid19. O ministro ressaltou que o país é um continente, com realidades diferentes, e é preciso agir de acordo com desenvolvimento em cada região. Nesta sexta, subiu para 11 o número de mortos no Brasil devido ao coronavírus. Ao todo, o país tem 904 casos confirmados da doença, de acordo com o Ministério da Saúde.Nesta sexta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou mais quatro mortes pela covid-19 na região. Os pacientes tinham problemas de saúde anteriores e foram atendidos em hospitais privados. São três homens, de 70, 80 e 93 anos, e uma mulher, de 83 anos.
Entenda a diferença nos tipos de transmissão
Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias) Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados.Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.