Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 22, no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, uma sessão especial em homenagem aos 20 anos do curso de medicina da UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A sessão foi proposta pelos mandatos dos vereadores Ivan Cordeiro (PL) e Augusto Cândido (MDB) e contou com a participação de diversos membros da instituição.
O vereador Ivan Cordeiro (PL) presidiu a sessão especial, por ser também um dos proponentes desse debate. Para ele, o curso de Medicina da Uesb tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais de saúde altamente qualificados e comprometidos com a promoção do bem-estar da população. “Ao longo dessas duas décadas, milhares de estudantes passaram pelos corredores da universidade, absorvendo conhecimento, desenvolvendo habilidades e contribuindo para o avanço da ciência médica”, declarou Ivan. “É um momento de celebração e de reconhecimento pelo importante papel que a universidade desempenha na formação de médicos que cuidam com amor e dedicação da nossa população”, declarou o vereador.
A aluna do curso de Medicina, Liz Ribeiro Couto, ressaltou a importância da Universidade para toda a região, onde vem desempenhando um papel fundamental para formação social. Sobre o curso de medicina, ela lembrou que mais de 400 médicos já foram formados pela instituição. Quando olhamos para trás reconhecemos professores e funcionários dedicados e alunos empolgados para desempenhar o melhor trabalho”, disse, agradecendo a cada um que tem ajudado cada aluno a traçar o melhor caminho.
O professor do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jó Luiz Passos de Andrade, relembrou a trajetória do curso e sua importância para Vitória da Conquista e Sudoeste da Bahia. Ao recordar a fundação do Hospital Samur e a intenção dos médicos que fundaram essa unidade de saúde, Jó Luiz destacou os desafios para consolidar o município como pólo de saúde para toda Bahia. “Nós tínhamos avanços, mas ainda faltava força política para criação do curso de medicina em Conquista”, destacou. Nesse sentido, o professor enalteceu o empenho do ex-reitor da Uesb, Abel Rebouças, para viabilizar a chegada do curso no município. O professor ressaltou o compromisso dos 13 professores que iniciaram a formação dos novos médicos e os desafios superados até a composição atual do quadro de docentes, composto agora por 80 professores. “A gente teve que dar aula antes da chegada dos especialistas. Nós tivemos de ser, antes de tudo, médico para alcançar aqueles alunos. Fomos guerreiros”, afirmou. Jó encerrou o seu pronunciamento destacando a qualidade dos profissionais que estão sendo formados pela universidade, que mantém nota 4 no Enade há 10 anos, figurando entre os melhores cursos do Brasil. “Temos ex alunos trabalhando fora do país, mas temos a tranquilidade de oferecer mão de obra qualificada para atender a nossa gente, aqui na cidade e na região. É gente cuidando do nosso povo, com qualidade e respeito. A diferença dos nossos alunos está na intenção de acolher e servir. É por isso que quando saem para fazer residências em outros lugares do país, eles fazem questão de sustentar o brasão da nossa universidade, pois sabem que aqui têm qualidade de ensino”, pontuou.
O líder da Bancada de Oposição, vereador Valdemir Dias (PT) parabenizou os proponentes da sessão. “Importante esse reconhecimento. A defesa da universidade pública é instrumento efetivo de democratização para o acesso da população à formação e ao conhecimento. É um instrumento fundamental de combate à desigualdade social e um direito constitucional à Educação”, apontou.
Dias avaliou também que o fortalecimento da Uesb e de seus cursos tem papel fundamental para o fortalecimento da região. “Traz desenvolvimento para a cidade. Vem gente dos quatro cantos do país para estudar em nossa Uesb”, disse Valdemir. (blogdosena)