A Academia de Letras de Itabuna-ALITA, viveu momentos de grande emoção e celebração na noite de sábado, 20 de abril de 2024, durante a cerimônia de posse de sua nova Diretoria, realizada no Rotary Club Itabuna. O evento simbolizou o início de um novo capítulo para a instituição que se dedica à promoção e preservação das letras e da cultura local.
A solenidade foi acompanhada pelo lançamento da quinta edição da revista Guriatã, editada por Charles Sá, e por uma tocante apresentação do Coral CEPLAC. Além das festividades, a gestão do biênio 2022/2023, Wilson Caitano e Janete Ruiz, apresentou os projetos realizados.
Durante a cerimônia foi feita uma homenagem ao escritor André Rosa, da Academia de Letras de Ilhéus, que faleceu recentemente, reconhecendo sua contribuição à literatura regional.
A nova presidente, Raquel Rocha, junto com os outros membros da diretoria – Lurdes Bertol, Eliabe Izabel de Moraes, Maria Luisa Nora, Gustavo Veloso, Marcos Bandeira, Margarida Fahel, Sérgio Sepúlveda, Clovis Junior, Heloísa Prazeres, Rafael Gama e Gustavo Cunha – foram oficialmente empossados.
Durante seu discurso, Raquel Rocha agradeceu às gestões anteriores, agradeceu família e amigos e prestou tributo ao escritor Cyro de Mattos, presidente de honra da ALITA, e a Sônia Carvalho de Almeira Maron, ex-presidente da academia que faleceu em 2021, destacando a importante contribuição de ambos em sua trajetória na Academia.
O evento não só reafirmou o compromisso da ALITA com as artes e a cultura, mas também reforçou os laços comunitários através da literatura, garantindo uma noite inesquecível para todos os presentes.
(costa do cacau)