O furacão Otis, que atinge a costa mexicana, deixou rastros de destruição na cidade de Acapulco, nesta quarta-feira (25), inclusive no hotel onde foi gravado o episódio da série Chaves. Imagens que circulam nas redes sociais mostram cadeiras reviradas, estilhaços de vidro, objetos em quartos caídos, além de ruas próximas alagadas (veja mais imagens).
Os três episódios onde a turma da vila do Chaves viaja para Acapulco foram gravados pela rede mexicana Televisa em 1977, mas segue fazendo sucesso entre os fãs, mesmo depois de 46 anos. O hotel, aliás, se tornou uma espécie de ponto turístico.
Às 12h (9h de Brasília), o centro do furacão, que tocou o solo à 0h local como um fenômeno de categoria 5, foi rebaixado para a categoria 2 e estava a 100 km ao noroeste do popular balneário, com ventos de 175 km/h e deslocamento a uma velocidade de 17 km/h, segundo o relatório do NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
“Até agora não temos dados sobre perdas de vidas humanas, mas não há comunicação. (…) Há danos materiais, estradas quebradas; a própria rodovia que chega a Acapulco tem deslizamentos de terra”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.
O presidente acrescentou que seu governo está trabalhando para restabelecer a comunicação na área afetada.
Primeiras imagens de danos causados pelo furacão Otis ao Hotel Emporio, em Acapulco, onde foram gravados os episódios de Chaves e Chapolin.
— Fórum Chaves (@ForumChaves) October 25, 2023
Muita destruição no local e em toda a cidade, atingida hoje por um furacão de categoria 5.
Cidade sem luz, internet e telefone. pic.twitter.com/JN2ZrBklxX