Para emitir a CIN, basta apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original)
A CIN, agora pode ser obtida em pontos SAC de cidades como Bom Jesus da Lapa, Cocos, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Remanso e Xique-Xique. Com um total de 90 unidades de SAC em operação no estado, incluindo três carretas do SAC Móvel, o governo pretende ampliar o acesso ao documento, que terá a primeira via gratuita para os cidadãos.
Diferente do antigo RG, a nova identidade é unificada pelo número do CPF, eliminando o uso de múltiplos números de identificação. Para emitir a CIN, basta apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original), sendo necessário levar uma cópia caso o documento esteja plastificado.
A CIN também permite agregar informações adicionais, como números de outros documentos, CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar – para reduzir a necessidade de portar vários documentos. Além disso, o documento pode indicar o tipo sanguíneo, sinalizar condições de saúde ou deficiência, e incluir a opção de doação de órgãos. A inclusão do nome social é permitida mediante solicitação do cidadão, e, em caso de mudança de nome, é necessária a nova certidão de nascimento.